domingo, 24 de novembro de 2013

Heart Attack - Keep Your Distance 12" EP

Uma discussão comum que gira em torno da música rápida é qual seria a primeira banda a usar os famosos blast beats. Muito se fala nos bateristas do Napalm Death, Repulsion e Terrorizer que, de fato, tornaram o blast-beat algo obrigatório no grindcore. Mas em 1982  os suecos do Asocial já antecediam estas bandas em sua demo que, dizem ser o primeiro registro de um blast beat. Outro creditado como um dos primeiros a usar esta técnica de bateria é o DRI em seu primeiro EP, Dirty Rotten. O fato é que nenhum deles faziam blast beats tão rápidos e limpos como o Heart Attack de New York, no 12" EP Keep Your Distance, de 1983. 

O álbum começa com Society, um bom punk rock, depois acelera com English Cunts, mas até aí não há nada de novo. Porém, basta virar o disco e quando a agulha encostar nele, sua cabeça irá explodir com a sensacional From What I See. O que é aquilo? O início da música é devastador e até hoje é de tirar o fôlego. Ou apenas eu que me empolgo com este som?

O baterista responsável por este momento histórico, foi o mexicano Javier Madariaga, que depois foi tocar com o Reagan Youth, enquanto o Heart Attack, apesar desta música, continuou tocando punk/hardcore sem tanta velocidade, infelizmente.

O suiço Erich (ex-Fear Of God) instituiu que o dia 29 de janeiro seria o "Blast Beat Memorial Day", em homenagem a este marco para a música.
Confiram também o blog dele: Good Bad Music for bad, bad times.

Heart Attack - Keep Your Distance 12" EP (1983)
Ano: 1983
01 - Society
02 - English Cunts
03 - Trendies
04 - From What I See
05 - Victim's Inquisition
06 - The Last War


domingo, 3 de novembro de 2013

Abe Lincoln - Demo


Se você gosta de powerviolence, este duo de Michigan com nome curioso e integrantes do Lt. Dan, é mais uma recente e interessante opção. Para quem gosta de Lack Of Interest, Have Fun, Ruined, Obacha, Felines, entre outros. Sua primeira demo, de 2012, apresenta 13 músicas com uma gravação crua.

Wound Man - Self Titled


Poweriolence bruto e cru, com longas passagens sludge e dando espaço ao punk rock, mas sem deixar de lado a energia e velocidade. O álbum Wound Man é composto por gravações em quatro canais feitas em dezembro de 2012 e agosto de 2013 .

Corpse - Nessuna Governabilità EP



Banda italiana de Milão que toca um hardcore rápido e bem feito. Seu EP Nessuna Governabilità, de 2013, traz 10 músicas, entre elas, um cover para Life Disease, do Dropdead, o que já mostra o bom gosto deles.

Peter Brock - Saturday Night Fitta


Peter Brock é uma banda hardcore/fastcore com influências de powerviolence de Adelaide, Austrália. A  banda foi formada em 2012 e o seu primeiro trabalho foi o álbum Saturday Night Fitta, com 19 músicas rápidas, curtas e bem executadas. Recomendo!

Worse - Raw Demo



Banda ucraniana de thrashcore com uma certa influência do powerviolence. A demo Raw Demo de 2012 é composta por 8 músicas e teve a capa desenhada pelo Vini, do blog Nerdesenhos.
Se não me engano, a banda já acabou.