terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Alguns bons álbuns de 2015 - Parte I

Pra começar as postagens do ano, deixo aqui a primeira parte da minha lista com alguns dos álbuns de 2015 que me chamaram a atenção. Não vou dizer que estes são os melhores, pois ainda não consegui ouvir alguns dos discos com potencial para entrar, além de ser uma lista baseada apenas no meu (mau) gosto musical.

Alienation - Mini-LP:
Bela banda canadense de Nova Scotia com uma sonoridade simples, direta e rápida, e vocais com reverb. Sua primeira demo foi lançada em 2014 e a segunda em 2015, quando também saiu o seu álbum Mini LP, que inclui um cover de Waste of Time do Youth Brigade.

Cave State - Manferior EP: 
O Cave State, da Califórnia, é mais uma banda que explora a influência de Crossed Out, mas com uma abordagem mais moderna, fazendo um power violence pesado mesclado com sludge, se assemelhando à bandas como Hatred Surge do início, Vile Intent, Suffer e Scapegoat, sem dever em nada para estas e estabelecendo-se como um dos destaques atuais do gênero. Este segundo EP foi lançado pela Deep Six e, pelo que pude perceber, conta com a participação de Andrew Beattie (No Comment, Man Is The Bastard, Low Threat Profile) nos vocais da faixa "Use / Repeat".

Chain Rank - Up Against The Wall LP:
Banda de Boston que só pelo nível das bandas dos seus integrantes, já dá pra ter uma noção do calibre do Chain Rank: No Faith, Preskool Dropouts, Blank Stare, Green Beret, No Tolerance, Social Circkle, entre várias outras. Eles bebem da fonte das bandas locais dos anos 80 e mandam, neste primeiro álbum full, 10 faixas de um hardcore bruto e poderoso com bons riffs e vocais marcantes. Discaço perfeito do início ao fim, que tem tudo para se tornar um clássico.

Chainsaw To The Face - Plague Worship EP: 
Após cinco anos sem lançar álbuns, o Chainsaw To The Face, de New Jersey, soltou este ano o EP Plague Worship, lançado pelo selo da República Tcheca Psychocontrol Records em 7" EP com mais 10 músicas do seu já conhecido grindcore pesado e brutal com fortes doses de power violence e carregado de uma negatividade contagiante, que irá fazer tremer as paredes de seu quarto. Mais um massacre sonoro desta grande banda.

Concussive - Demo:
Da Califórnia, berço do power violence, surge mais uma boa banda e mais um discípulo do Crossed Out. Desta vez é o Concussive que merece atenção com sua demo com oito canções sujas, grosseiras, rápidas e com dois vocais. Também lançaram um split com Bathtub Barracuda este ano.

Despise You - All Your Majestic Bullshit EP:
Mesmo com apenas três músicas, o EP All Your Majestic Bullshit do Despise You não poderia ficar de fora desta lista. O EP mostra o Despise You em grande forma com uma sonoridade que remete às suas origens, tocando com fúria e precisão e incluindo um excelente cover de Drink Positive, do R.K.L.. O lado negativo fica por conta de ser um EP com músicas apenas em um lado, totalizando pouco mais de quatro minutos. A esperança é que 2016 possa trazer mais registros desta magnífica banda.

Disciples of Christ - Demo Cassete:
Depois de já possuir um certo reconhecimento, tanto pela qualidade da banda, quando por ter integrantes em bandas de destaque como Coke Bust, Sick Fix e Magrudergrind, o Disciples of Christ lançou em 2015 uma demo no saudoso e ainda vivo formato de fita cassete com uma gravação bem lo-fi. O resultado ficou ótimo para a proposta da banda, formando, nas 10 músicas que compõem a fita, uma homogênea e densa massa sonora suja e intensa, capaz de agredir os ouvidos mais sensíveis, fruto da perfeita parceria do power violence com o grindcore, passando longe das atuais produções polidas e cristalinas, colocando a banda no panteão da brutalidade hardcoreana.

Extreme Noise Terror - Self Titled LP:
Após 7 anos sem novos LPs, o Extreme Noise Terror, agora com Ben McCrow nos vocais substituindo Phil Vane, falecido em 2011, nos presenteou este ano com um novo álbum com 13 de faixas de pura destruição crustcore de volta às origens!  Não tenho como deixar de fora desta lista. Obrigatório!

Eyesore - Demo:
Banda de Detroit que vem com uma aura "crossedoutiana", fazendo um power violence enraivecido e com gravações cruas e sem uma qualidade apurada, principalmente na demo, que parecem ter sido gravadas de um ensaio no porão, mas que dão um charme a mais e deixam o som com um clima mais sombrio e noventista. Além da Demo, lançaram o EP Vague Expressions em 2015, com direito a um cover dos mestres do Crossed Out, executado com autoridade.

Final Draft & Fissure Split EP:
Split com duas bandas da Califórnia de hardcore rápido com alguma pegada de power violence.

Fucking Invincible - I Hate Myself And Want You To Die EP:
Hardcore rápido e potente de Providence integrado por membros do Dropdead, com traços de power violence e repleto de violência e desesperança. Este mais recente EP foi lançado em dezembro de 2015, mantendo o nível do seu ótimo LP de 2014, e ainda em tempo de entrar para esta lista.

GAG - America's Greatest Hits LP: 
Banda de Washington com uma sonoridade ímpar. Som sem muita velocidade, mais para punk do que hardcore, com certo experimentalismo, vocais esquisitos e com eco. Interessante.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário