Especie Fallida - Fosa
Banda de hardcore muito legal do México com vocais femininos cantados em espanhol, com alguns andamentos acelerados beirando o fastcore. Uma boa mostra da ótima produção musical mexicana dos últimos anos.
Forged - 2015 EP
Power violence californiano na veia das bandas dos anos 90 da costa oeste. Também tiveram um split com o Loathing e Arab Spring e já estão com um EP novo em 2017.
Fucking Invincible & Lifespite Split EP
Fucking Invincible segue destruindo e agora retorna com seu split com o Lifespite, da Holanda, banda esta mais hardcore, mas com algo de power violence, principalmente nos vocais, que lembram o Infest.
G.L.O.S.S. - Trans Day Of Revenge EP
Banda de Olympia que foi uma das revelações dos últimos anos do hardcore e que, ao que parece, infelizmente já pararam. A banda é composta por queers, trans e mulheres que mandam um hardcore rápido e agressivo, sem deixar de ser bem tocado, com letras sobre violência policial, machismo, racismo e preconceitos com pessoas trans, além dos outros tantos problemas da sociedade em que elas preferem viver fora, como já diz o nome da banda (Girls Living Outside Society System).
Gaucho - Desplazados EP
Banda canadense com integrantes do S.H.I.T. que chama a atenção primeiramente pelo nome curioso e pelas músicas em espanhol. Em seguida se destaca o som bem punk e cru, vocal agressivo e gravação suja que tem bem cara de banda punk sul-americano com letras críticas e raivosas. O EP foi lançado pela Iron Lung Records e é o primeiro álbum após a demo de 2013.
Gimp - The Gimp EP
Gimp, de Moscou, é um projeto de estúdio de Ivan (ex-Virulent Mass, ex-Phenolhouse, ex-Urstaat) e Tsunar (Fatum), com Ivan tocando baixo, guitarra e vocais e Tsunar na bateria. Seu primeiro registro foi lançado em outubro de 2016 com seis faixas de um hardcore rápido e caótico com boa influência de powerviolence.
A mixagem e masterização ficou à cargo de Will Killingsworth, da Dead Air Studios e também integrante de bandas como Vaccine e No Faith, bandas estas que tem um som similar ao do Gimp, para se ter uma ideia.
Gnarly Death - Flvx Capacitor Split EP
Split com duas bandas de grindcore extremamente bruto e com vocais monstruosos. O Gnarly Death, duo de Illinois, contando também com vocais gritados e uma certa influência do power violence. Já o Flvx Capacitor, trio de Indiana, segue uma linha mais grindcore de raiz, tanto que mandam um cover do mundialmente influente Rot.
Golden Rain Gun - Demo
Banda russa com uma sonoridade bem particular, tocando um hardcore rápido com influências de Zardoz, aquele filme com o Sean Connery de cueca, botas e trança e do power violence, como os vocais típicos e as partes lentas, além do grindcore, fazendo isso da sua forma, sem soar convencional ou plágio. Sua primeira demo, com 11 músicas, incluí até uma com letras em espanhol.
Grotto - Manic Evil EP
Hardcore punk sujo, cru e grosseiro ainda mais com a adição dos maníacos vocais que não passarão despercebidos durante a sua audição. Boa banda da Austrália em seu primeiro EP após uma tape.
Haymaker - Taxed Tracked Inoculated Enslaved LP
Segundo LP do Haymaker, 15 anos após o seu primeiro. Quanto ao som, não precisa falar muito. É hardcore curto e grosso tocado com autoridade por estes já veteranos de Ontario, com passagens por Chokehold, Left For Dead e Pick Your Side.
Hummingbird Of Death - Beartrap Split EP 5" EP
Tudo bem que num disquinho de 5" não cabem muitos minutos, mas as duas bandas exageraram e enfiaram 12 músicas neste EP one sided que não chegam aos 2 minutos. Vou incluir este EP na lista pelos 2 minutos bem aproveitados de fastcore apressado, mas não acho que valha o investimento de um EP tão curto. Poderia ter fácil umas 40 músicas desta duração. É bom ver o Hummingbird voltando aos tempos de músicas ultracurtas do EP Goatmeal.
Liquids - EP
Outro reincidente na minha lista de destaques é o Liquids, essa banda sensacional que consegue criar riffs simples e empolgantes, lançou mais 3 tapes, um EP 7" e um LP neste ano de 2016. Entre todo esse material lançado, vou indicar o EP, o primeiro 7" e o primeiro álbum a não ser lançado pela própria banda, saindo pelo selo brasileiro Yeah You!, de Porto Alegre.
Loathing & Savage Split EP
Split excelente com duas bandas americanas recentes de power violence. O Loathing de Los Angeles, California, faz um power violence com um fastcore carregado, enquanto o Savage, de Seattle, que conta com Haroldo e Mike, do Capitalist Casualties - como bateria/vocal e baixo, respectivamente - vai mais para o power violence clássico dos anos 90, lembrando o Lack Of Interest.
Los Caidos - Tumbas EP
Novo EP de uma das já clássicas bandas de hardcore/fastcore da Argentina. Apenas 4 rápidas e curtas músicas, infelizmente.
Lugubrious Children - Lugubrious EP
2016 foi o ano de lançamento do primeiro EP da banda de Leeds, após sua demo e um split, a banda recente já toca como veterana, fazendo um misto de thrashcore, grindcore e power violence com muita competência e sincronia. Neste ano também lançaram um split EP de 5" com o Endless Swarm.
Magnum Force - Hood Crimes 8" EP
A banda de Phoenix, Arizona, cujo nome vem de um filme da série Dirty Harry, de Clint Eastwood, que já possui uma discografia respeitável, mostrou ainda mais sua influência do power violence neste EP de 8" em lathe cut (um tipo de disco feito artesanalmente um a um, sem ser prensado), lançado pela Cannabis Cult em uma tiragem bem limitada, de apenas 60 cópias, justamente por ser produzido desta forma. Mas falando propriamente do conteúdo do disco, são oito faixas que, apesar de não terem título, passam uma agressividade e angústia até culminar na última música que se arrasta depressivamente para o seu fim. Excelente EP!
Mongólico - Self Titled
Banda de Bogotá, Colombia, formada por integrantes do Chulo, Pütchi e Perro con Kancha, que toca um grindcore despedaçador com alguma influência do power violence, que certamente irá agradar os fãs do Chulo, tanto que ambas tem Sebastian como vocalista, embora esta banda tenha uma carga mais forte de um grindcore cru e primitivo. O trio recém formado já tem três álbuns gravados. Além deste, os splits com o Recalcitrant e Aputasos. Um dos bons destaques de 2016.
Mongoloid - Plays Rock And Roll LP
O Mongoloid (ou Mognoloid, segundo o último LP) é uma banda de Porland, terra natal do Poison Idea, que é visivelmente uma forte influência para eles, tanto pelos vocais dementes, quando pelas guitarras e solos roqueiros.
Nadie Nos Quiere - Escama EP
Banda venezuelana de Las Casitas, que lançou recentemente seu primeiro EP com 4 faixas misturando um hardcore rápido e intenso com momentos arrastados e letras negativas em espanhol. Som de alta qualidade e banda excelente!
Nothing Clean & Higgs Boson Split EP
O Nothing Clean reaparece na lista e segue com sua série de splits esmerilhadores com sua sonoroidade extremamente rápida, urgente, e desesperada, com paradas e quebras de ritmo imprevistas, mas sem entrar muito no campo do power violence. O split da vez foi com Higgs Boson, que mantém o nível de decibéis elevados.
O Higgs Boson é de Oslo na Noruega e tem suas influências de power violence (hoje em dia, quem não tem?), mas diria que seu som é predominantemente um fastcore de respeito, tocando até no seu último som baseado na música tradicional norueguesa, também conhecida como black metal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário