domingo, 10 de janeiro de 2010

State Of Alert

Henry Garfield antes de ser mais conhecido pelo sobrenome Rollins, era o roadie do Teen Idles, até que quando Ian Mackaye formou o Minor Threat, Henry se juntou com os membros remanescentes de uma banda chamada The Extorts, que após o seu primeiro show estava perdendo o atual vocalista, Lyle Preslar, pois ele iria se juntar a Mackaye para ser o guitarrista do Minor Threat. Com isso, em Washington, D.C., Henry, o guitarrista Michael Hampton, o baixista Wendel Blow e o baterista Simon Jacobsen formaram em outubro de 1980 o State Of Alert, ou apenas S.O.A., como é mais conhecido.
O som executado pelo S.O.A. era simples, sem bases complexas ou solos, mas rápido e cru. Um hardcore bem bacana de se ouvir. Uma das primeiras bandas do chamado "DC Hardcore" e que veio a influenciar outras em várias partes do país.
As letras falavam de garotas, policiais, brigas, etc. Após alguns shows, Simon deixou a banda e foi substituido por Ivor Hanson em março de 1981.
A banda tocou em cerca de 12 gigs na parte leste americana, sendo o primeiro em 6 de dezembro de 1980 em Washington com a também estreante Minor Threat abrindo para The Untouchables, Black Market Baby e Bad Brains .
A Dischord Records queria lançar um álbum do S.O.A. mas também o primeiro do Minor Threat e não tinha dinheiro para os dois. A banda já tinha um registro gravado, ainda quando Simon estava na banda, então Henry, sem querer perder tempo, investiu o dinheiro que havia economizado para bancar o lançamento do disco. Este foi o 7" EP chamado "No Policy", que saiu em março de 1981.

Pouco tempo depois, Henry foi convocado para fazer um teste com o Black Flag em New York. Ele foi aprovado e aceitou ser o novo vocalista do Black Flag.
O último show do S.O.A. foi em 10 de julho de 1981 na Filadélfia abrindo para o próprio Black Flag, após isto Henry deixou a cidade e a banda teve seu fim decretado apenas alguns meses depois do seu início.
Henry teria pedido a Alec, o irmão mais novo de Ian Mackaye, se ele não aceitaria substituí-lo no S.O.A.. Alec não concordou em cantar as letras de Henry e, ao invés disto, juntou-se com Michael Hampton e Ivor Hanson e formou o The Faith em 1981, enquanto Wendel Blow entrou para o Iron Cross e posteriormente fundou o Lethal Intent. Em 1985, Michael Hampton entrou para o Embrace com Ian Mackaye. Henry, ao entrar para o Black Flag mudou seu sobrenome para Rollins e lá ficou até o fim da banda, em 1986. O resto da história você já deve saber, e possivelmente verá algum dia aqui no blog, ehehe.

O S.O.A. também aparece com três músicas (I Hate The Kids, Disease e Stepping Stone Party) na coletânea "Flex Your Head" (1982 - Dischord Records), na "20 Years of Dischord" (2002 - Dischord Records) com Public Defender e Draw Blank e na "Dischord 1981 - The Year in 7"s" (LP - 1984, CD - 1995, Dischord Records), esta continha todo o EP "No Policy", além dos 7"s do Minor Threat, Government Issue e Youth Brigade.
Eles também tem um bootleg de uma demo de 1980, a "I was a teenage Pencil Neck Geek" 7″EP.
Coloquei junto com o EP as faixas do Flex Your Head.

Integrantes:
Henry Rollins − Vocal
Michael Hampton − Guitarra
Wendel Blow − Baixo
Simon Jacobsen − Bateria (até março de 1981)
Ivor Hanson − Bateria (depois de março de 1981)

No Policy 7" EP (1981) + Flex Your Head Tracks
1 - Lost In Space
2 - Draw Blank
3 - Girl Problems
4 - Blackout
5 - Gate Crashers
6 - Warzone
7 - Riot
8 - Gang Fight
9 - Public Defender
10 - Gonna Have To Fight

Flex Your Head
I Hate The Kids
Disease
Stepping Stone Party

Download

Myspace

Fontes: KFTH
Wikipedia
Dischord

Nenhum comentário:

Postar um comentário