domingo, 7 de fevereiro de 2016

Alguns bons álbuns de 2015 - Parte II

Gets Worse - The Blues
Em 2015 o Gets Worse, de Leeds, não estava para brincadeiras, lançando três álbuns e um split com o Henry Fonda. Power violence sério e negativo com múltiplos vocalistas e um apelo para o sludge, soando como uma mistura de Spazz e Weekend Nachos, e colocando seu nome dentre o power violence britânico. Destaco o álbum The Blues, mas todos merecem uma conferida.

Happy? - Anger EP
Este EP trata-se de um relançamento de um registro histórico do power violence, lançado originalmente em 1993 em uma rara fita cassete, mantendo esta banda californiana praticamente desconhecida até hoje. Se os vocais lhe parecerem familiares, não é impressão sua, quem canta é Dan Lactose, do Spazz, quando a sua banda mais reconhecida ainda estava dando os primeiros passos. Aqui o som é mais para o fastcore cheio de paradas e cadenciadas, lembrando mais o Infest. O EP possui sete faixas, mas a banda disponibilizou outras músicas de ensaios em seu bandcamp. Boa banda que vale ser descoberta.

Hummingbird of Death & Raid Split EP
Neste split o Hummingbird of Death volta às suas origens ultra-velozes, fazendo um fastcore com qualidade e técnica, mas sem deixar de lado suas tendências para o sludge na música que encerra o lado da banda. Do outro lado está o Raid, nova banda que conta com integrantes do Septic Death e faz um competente e honesto hardcore oitentista.

Icko Sicko - Dysphoric EP
Banda nova de Chico, Califórnia, com integrantes do Criminal Wave, que sabe trabalhar bem com a combinação do hardcore intenso e veloz, com momentos mais cadenciados, mas sem chegar a ir para o campo do power violence ou sludge.

Impulse - Backbreaker EP
Banda de Chula Vista, região da Califórnia onde vivem muitos imigrantes mexicanos, que faz um hardcore rápido com alguma pegada de power violence, vocais gritados e com um estilo que deixa claro suas origens chicanas. Assim como os álbuns anteriores, foi lançado pela própria banda no formato digital.
Bandcamp

Liquids - Brandon's In Jail:
Punk rock rapidinho, frenético e altamente empolgante desta banda de Indiana que faz um som simples, com riffs contagiantes, com uma pegada oitentista e que lembra o também excelente Coneheads, com quem tem integrantes em comum e que já dividiram um live split cassete. Além destas fitas, lançaram em 2015 a Mat's Demo. Ambos muito bons.

No Tolerance - You Walk Alone LP
Típico hardcore straight edge raivoso e durão de Boston indo de encontro com o hardcore straight edge de New York, soando mais moderno e agressivo. O som lembra o atual Chain Rank, que possui integrantes em comum.  Pesado, com velocidade e vocais imponentes, este álbum certamente merece uma vaga nesta lista. 

Nothing Clean & La Letra Pequeña Split EP
O Nothing Clean, da Inglaterra, toca um hardcore ultra-veloz e caótico que te deixará desnorteado e sem entender o que ocorreu durante a execução de suas nove músicas. Já o La Letra Pequeña, da Espanha, vem com uma proposta diferente, com um hardcore sujo, mas mais lento e até com certa melodia.

Nurse - Self Titled EP
Apesar de todas hipocrias americanas, não dá pra negar que sua produção contracultural é das mais significativas do mundo. A todo momento surgem milhões de novas bandas e muitas delas realmente boas. Um destes casos é o Nurse, de Atlanta, que faz um punk rock com vocais roucos misturados com uma pegada mais post-punk e executado com energia que ficou muito interessante.

Paranoid - Satyagraha LP
Este é o típico álbum que me faz pensar que dou muita atenção para as vertentes mais rápidas do hardcore e esqueço de ouvir outros subgêneros que, mesmo não sendo tão rápidos, podem ser tão ou mais brutais que muita banda fastcore/power violence. Este é o caso do novo LP do Paranoid, um maravilhoso d-beat sueco emulando o estilo japonês, cheio de ruídos, delay, guitarras metalizadas com direito a pequenos solos, criando uma atmosfera desoladora e claustrofóbica. Muito bom!

PowerxChuck & ANF Split EP
O PowerxChuck definitivamente é uma das melhores bandas de power violence atuais. Os australianos fazem um som pesado e muito bem executado com influências de Spazz, Lack Of Interest, Capitalist Casualties, Hellnation, Crossed Out, Dropdead, entre outros, mas criando uma identidade própria e certamente será uma das influênncias para bandas futuras. Neste EP são nove músicas, incluindo um cover do Dropdead.
Do outro lado do disquinho vem o ANF (Always Never Fun) da Itália que vai mais para o thrashcore, mas neste EP não fugiu muito das influências do power violence e também tem uma sonoridade de qualidade. O lado deles tem sete músicas, com direito à um cover do Infest, fazendo deste split excelente do início ao fim, e sendo necessária a sua reprodução diversas vezes.

Rot - Nowhere EP
Ícones do grindcore nacional e mundial já com 25 anos de história, o Rot dispensa maiores apresentações. Após um bom tempo sem gravar, lançaram este ano pela Absurd Records o excelente EP Nowhere, mostrando a banda ainda em excelente forma, fazendo um grindcore oldschool simples, direto e de qualidade com dois vocais, incluindo o novato Marcolino, do Deadmocracy e Desecration. Eu poderia citar referências para o som da banda, mas isto não se faz necessário, pois o Rot é uma das grandes referências e agradará facilmente quem gosta do bom e velho grindcore. 

3 comentários:

  1. Voce poderia consertar o link do Happy? Ta fora do ar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link corrigido.
      Vou ter que trocar vários links, mas conforme precisar, pode ir avisando.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir