terça-feira, 8 de julho de 2014

Despise You


A banda californiana de Inglewood, situada no sul do condado de Los Angeles, foi formada em 1993, época que pode ser considera a segunda onda do power violence, já que bandas como Crossed Out e No Comment já haviam terminado.

O Despise You trazia mais influências do metal que outras bandas até então do power violence em seus violentos riffs, com sludges ultra pesados e rápidos blast beats. A banda cita como influências, bandas como Slayer, Possessed, Venom, D.R.I., Minor Threat, Agnostic Front, No Comment e Suicidal Tendencies. As letras tratavam sobre o cotidiano dos latinos de Los Angeles, a brutalidade da polícia, suicídio e depressão. A trilha sonora perfeita para ódio a vida, como definia Phil Vera.

A banda teve como integrantes o baterista Rob Alaniz (Rise, Evildead), os guitarristas Jerry Flores (Excruciating Terror) e Phil Vera (Crom), o baixista Frankie Knucks (Stapled Shut) e nos vocais Chris Elder, que tinha o zine e selo Pessimiser e Lulu Hernandez como segunda vocalista, sendo possivelmente a primeira banda do gênero a, não somente ter uma mulher como integrante, mas também como vocalista.
Quem já viu os encartes dos álbuns da banda deve ter notado que os nomes são diferentes destes citados, isto porque a banda não usava os nomes reais.


Sua primeira aparição foi na coletânea Cry Now, Cry Later, juntamente com bandas como Spazz, Crom, Stapled Shut, Capitalist Casualties e Meatshits. Depois lançaram os splits EP com o Crom (1995), Suppression (1995), seu primeiro EP (1996) e outro split, desta vez com o Stapled Shut (1996), banda com um integrante em comum e som semelhante. Estes EPs foram lançados pelo selo de Chris Elder, Pessimisser, exceto o split com o Suppression, que saiu pela Slap A Ham.
Também participaram das coletâneas Left Back - Let Down (1995), com Stapled Shut, Crom e Spazz; Possesed To Skate Vol. 1 (1997), com Charles Bronson, Spazz, Asshole Parade, Pretentious Assholes, Palatka e Unanswered; Reality Vol. 1 e 2 e Bllleeeeaaauuurrrrgghhh! - A Music War.

Eles também chegaram a gravar 15 músicas para o que seria um split LP com o Man Is The Bastard, que acabou não saindo. Estas músicas foram adicionadas na coletânea "West Side Horizons", juntamente com as dos outros EPs. Certamente seria um split excelente, pois são algumas das melhores músicas da banda.


Até então, poucos conheciam o Despise You, muito provavelmente por não terem feito shows nos primeiros anos de existência e também por ocultarem seus nomes nos discos. No final dos anos 90 a banda parou de tocar voltando somente em 2007, quando fez seu primeiro show. No retorno da banda, Chris Dodge (Stikky, Spazz, Lack Of Interest, Low Threat Profile, Slap A Ham Records) passou a ser o baixista e Cynthia Nishi (Gasp) uma das vocalistas.


Em 2010 gravaram duas músicas para a coletânea This Comp Kills Fascists Volume 2 e em 2011 as 18 faixas para o split com o Agoraphobic Nosebleed, com letras menos negativas e tratando mais de assuntos como corrupção, saúde e educação. Foi ótimo ver a banda voltando, estas músicas são boas, mas considero as músicas antigas superiores, mais pesadas e violentas. Por outro lado, agora eles estão tocando ao vivo também.

V.A. - Possessed To Skate (1997)

West Side Horizons (1999)

Despise You - Agoraphobic Nosebleed Split (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário