quinta-feira, 3 de julho de 2014

Neanderthal


Matt Domino do Infest e Eric Wood do Pissed Happy Children uniram suas forças, levando com eles as características de suas bandas, ou seja, a velocidade e agressividade do Infest com as partes cadenciadas do Pissed Happy Children e aquele baixo característico de Eric Wood. Estas duas bandas já haviam gravado um split ao vivo, que foi o primeiro título da Slap A Ham, e que pode ter significado a parceria entre estes dois importantes nomes. O termo “power violence” foi criado por Matt Domino em um dos ensaios do Neanderthal, no final de 1989, com a ideia de criar um novo rótulo para diferenciá-los das outras bandas, algo como para significar “nós somos os mais rápidos e brutais!”.

O EP Fighting Music foi o quarto lançamento da Slap A Ham e não somente definiu o power violence como termo, mas como som.  O primeiro lado foi gravado em 89 e o segundo no ano seguinte, e a bateria do disco ficou a cargo de Joel Connen, que mais tarde formaria também com Eric Wood, o Man Is The Bastard, levando com eles boa parte da sonoridade do Neanderthal. E ainda tinha a participação de Joe Denunzio (Infest) no vocal de Brain Tourniquet, um dos melhores momentos do álbum. O Neanderthal, mesmo que não seja tão lembrado como o Crossed Out, Infest e Man Is The Bastard, é um dos principais nomes do power violence e este é um EP histórico e indispensável. 

A banda ainda teve em 1991 um split com o Blatant Yobs com duas músicas deste EP e um split como Rorschach, além do EP não oficial Kill, Eat And Breed com 3 músicas contidas no Fighting Music e Built For Brutality, presente na coletânea Bllleeeeaaauuurrrrgghhh! - The Record (1991), somando apenas 8 músicas no total de sua curta existência. Estas 8 músicas fariam parte do EP Undisputed Fighting Music a ser lançado pela Slap A Ham, mas não chegou a se concretizar, apenas foram prensadas 6 cópias de teste. 

Mesmo tendo deixado poucas músicas gravadas e sem ter feito shows, o Neanderthal escreveu o seu nome na história do power violence e em nossos corações sedentos por violência sonora.

Fighting Music 7" EP (1990)


Kill, Eat And Breed 7" EP (1991)

Neanderthal - Blatant Yobs Split 7" EP (1991)

Neanderthal - Rorschach Split 7" EP (1991)

Undisputed Fighting Music 7" EP (2000 - Somente 6 Test Pressings) 

2 comentários: